quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cuidados básicos que ajudam à manter o seu carro sempre novo





Algumas pessoas podem pensar que um veículo novo exige poucos cuidados. No entanto, a coisa não é bem assim. Para se manter a boa aparência e conservação do carro, o que permite até que se obtenha um bom valor na hora de revender o veículo, é preciso seguir alguns cuidados básicos. De todo modo, ajudaremos com algumas dicas.


A primeira recomendação é algo bem básico, mas que pouca gente consegue seguir, às vezes por falta de tempo ou por desleixo mesmo. Mas embora pareça elementar, é importante lavar o carro ao menos uma vez por semana. Na pior das hipóteses uma lavagem de 15 em 15 dias já ajuda muito a manter o visual agradável.

Durante a lavagem também é preciso tomar alguns cuidados extras. Não é recomendável, por exemplo, lavar o carro com detergente de cozinha ou sapão em pó. Os componentes químicos destes materiais mancham a pintura e também podem desbotá-la. O ideal é utilizar um produto que seja dedicado exclusivamente para a lavagem automotiva. Também é preciso evitar lavar o carro no sol ou com a carroceria quente, em ambos os casos pode ser que os produtos químicos acabem deixando marcas na carroceria.
É recomendado utilizar um pano limpo para lavar. A esponja pode absorver pedras ou qualquer tipo de sujeira que acabe arranhando o carro. Do mesmo modo, outro pano limpo deve ser utilizado para secar.
No caso de lugares onde neva, a lavagem do carro deve ser mais freqüente. Isto porque a neve e o sal acabam por danificar a carroceria. Com a lavagem periódica, fica mais fácil remover a neve e o sal que grudam em algumas partes do carro.
Quando o carro estiver sujo, especificamente, com excrementos de pássaros ou com respingos de combustível é recomendável que estes lugares sejam limpos o quanto antes. Isto porque, depois que essas substâncias se fixam na pintura, se torna mais difíceis de remover, além de produzirem manchas. O mesmo vale para respingos de repelentes ou filtro solar.

No caso dos carros que possuem peças cromadas, vale a pena mantê-las brilhantes utilizando um polidor de cromo. Existem diversas marcas disponíveis no mercado, que irão dar um toque ainda mais cuidadoso a estas partes especiais do veículo.
Outra dica importante é quanto ao polimento. O recomendável é que o carro seja polido ao menos quatro vezes ao ano. Sem o polimento a pintura acaba perdendo seu brilho naturalmente e o carro pode obter um aspecto mal cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário