sábado, 12 de maio de 2012

Velas erradas e terríveis consequencias

Defeitos complicados de verdade, são aqueles que já romperam horas de diagnóstico, e nada se descobriu. Agora imagine o que se pode pensar de defeitos colocados, vou explicar: Um carro em bom estado que entra em uma oficina para uma revisão, pode pegar uma doença Hospitalar, sim, um defeito novo pode surgir durante a permanência na oficina e esse é um dos defeitos mais complicados de se resolver. Falhas humanas, sejam por falta de conhecimento, peças de baixa qualidade, peças de marcas conhecidas com defeito de fabricação e a comum desatenção humana, podem desencadear uma sucessão de fatos que acabam por manifestar o Frankenstein dos defeitos. É preciso levar em conta que coincidências acontecem, e acontecem bastante. Um carro entra na oficina para uma revisão e as terríveis coincidências ocorrem:
– Ao substituir a vela, o estoquista fornecesse ao reparador um jogo de velas de ignição de um carro a gasolina, sendo que o veículo é Flex. 1- A vela, mesmo nova só que de construção diferente à recomendada, provocou uma grave interferência no sistema eletrônico do carro e o mecânico não verificou o código do produto, já que pediu por escrito a correta, e confia no estoquista (humano). 2 – O óleo aplicado foi um dos permitidos pela montadora, mas foi o mais barato e mais viscoso. O óleo mais viscoso, dificulta a partida a frio e aumenta naturalmente o consumo do motor. Muitas montadoras permitem mais de uma especificação de lubrificante para o motor, mas a diferença dessas opções pode levar o proprietário a optar pelo mais barato e nesse caso o barato poderá sair caro, pois óleo não é tudo igual como alguns desavisados costumam ACHAR! 3 – Foi realizado uma pequena solda no pé de coluna junto a porta do motorista para o conserto de uma pequena ferrugem. A solda, chamuscou um conjunto de cabos da injeção eletrônica que passava por dentro da coluna e fez com que alguns fios se encostassem causando um curto ao circuito que pode envolver o sinal de sensores misturado à ordens aos atuadores e fazer uma lambança eletrônica cabeluda, nesse caso até mesmo o Scanner pode perder a possibilidade de se comunicar com o módulo de injeção pois é um rolo dos diabos.
4 – Foi substituído o filtro de combustível. O filtro foi montado em sentido errado e seu elemento filtrante, feito de papel, se dobrou e obstruiu o filtro, e com isso, a Vazão e a pressão da bomba de combustível foram prejudicadas, e o tempo de injeção de combustível vai ser alterado pelo módulo de controle, e ai começa um rolo daqueles! 5 – Foi substituída a correia dentada. A sincronia do motor foi prejudicada por um pequeno erro na montagem e ou o ponto de ignição não foi aferido devidamente. Nesse momento é que o caldo entorna, pois alguns super técnicos de injeção logo mergulha na elétro eletrônica quantica astrofisica e deixam de olhar o ponto do motor e ai se vão inúmeras peças trocadas descenessáriamente e o buraco no orçamento despinguela a aumentar! 6 – A bateria descarregou. A maioria dos carros atuais irá fazer uma leitura dos parâmetros da injeção e qualquer problema irá se manifestar imediatamente, pois antes ele sofreu uma adaptação progressiva, mas agora a estória é outra. O módulo de controle da injeção pode ter passado por alterações em seu chip, para elevação de potência ou outros que agora, vão confundir o reparador. 7 – Foram trocadas peças eletrônicas entre outras. As peças são de marcas desconhecidas, muitas vezes importadas e ainda não trazem sequer embalagens com o nome do fabricante e não geram a metade da eficiência real desejada e a fé nessas peças é algo que transforma o defeito em um filme de horror. 8 – O cambio automático teve seu fluído trocado, já que a quilometragem de troca foi atingida, segundo o manual do veículo. A tela interna de filtragem está contaminada e uma grave bolsa de ar se formou e o cambio acabou sofrendo danos graves ainda dentro da oficina. É altamente recomendado que a substituição do fluído do cambio se feita em uma empresa super, hiper especializada no assunto. Bom, é possível se descrever mais uma centenas de azares do destino, mas a dica é lembrar que estes erros são humanos, e desconfiar de nossos próprios passos é o mais sábio conselho que posso dar, pois somos humanos e erramos naturalmente, o tempo todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário